O tão sonhado, desejado e… temido TCC

Foram dias e noites pensando em apenas uma coisa: quando isso iria acaba?

capa tcc

 

Meu grupo e eu, com certeza, passamos noites pensando e planejando como faríamos a produção de um vídeodocumentário que abordasse o mundo dos Blogs políticos no Brasil.

A princípio nosso tema não tinha nada a ver com blog, muito menos com política. A ideia era contar a história da Revista Realidade, uma produção das décadas de 60 e 70 que durou apenas dez anos no país e fez muito mais história que qualquer outra revista que está no mercado até hoje.

Capa do anteprojeto da primeira ideia de TCC, entregue no primeiro semestre de 2014 à PUC-Campinas
Capa do anteprojeto da primeira ideia de TCC, entregue no primeiro semestre de 2014 à PUC-Campinas

Foi por terra a baixo todos nossos os planos quando no dia 04 de agosto de 2014 descobrimos um vídeo com a mesma abordagem que queríamos dar para o nosso trabalho de conclusão de curso (como é chamado o TCC para jornalistas da PUC-Camp).

Rapidamente partimos para novos ares e aproveitando o momento político que o país iria viver em 2014 com as eleições e também o fato da internet hoje ser um meio de comunicação muito acessado, decidimos investigar quem eram os agentes difusores de notícias políticas através de blogs pessoais, o que eles precisavam para exercer o trabalho deles, o que eles pretendiam, como é o habitat desses profissionais, como se mantiam financeiramente, entre outros detalhes que vocês vão poder conferir no vídeo ao final deste post.

Essa experiência de produção de um TCC, não é apenas para testar nossas aprendizagens da faculdade, mas também para testar nossa capacidade de andarmos de mãos dadas até o fim com um grupo de pessoas que na verdade você tem vontade de abandonar e seguir outros caminhos, serviu para testar a minha capacidade e a do meu grupo de entrar em um acordo quando se tem vontade de jogar tudo pro alto e mandar a mer*** o nosso próximo, serviu para a gente redescobrir quem somos nós, o que queremos, o que não queremos, o que podemos fazer para melhorar alguma situação em nossa vida quando tudo parece dar errado, serviu pra gente para e refletir que não é só a gente que tem problemas, o outro, o meu amigo ou o meu desconhecido tem problemas e muitos, ou até maiores que os meus. Foram ensinamentos que somente a experiência de ter que concluir um TCC em 4 meses nos daria.

Ao final da apresentação do Projeto Experimental, aquela foto de lei
Ao final da apresentação do Projeto Experimental, aquela foto de lei

E hoje só agradeço ao meu grupo por terem sido tão profissionais e corretos perante ao momento que estávamos passando, a banca julgadora do trabalho, a mim mesma e a Deus por ter me dado forças para continuar estudando nas horas que queria só bisbilhotar as redes sociais e não me deixar esganar os desconhecidos na rua e nem na faculdade.

 

Beijo no coração *-*

 

Assistam ao vídeo ↓↓

Sobre: Eles selecionam e interpretam o jogo do poder na mídia. Defendem e atacam posições.Influenciam a sua opinião. Agora, diante das câmeras, eles mostram quem atua nos bastidores da arena virtual.

Assista: “Blogs Políticos: Embates na Blogosfera”.

Compartilhamento permitido!

Trabalho de conclusão de curso de jornalismo da PUC – CAMPINAS – 2014.

Grupo: Antenor Figueira; Carlos Eduardo; Mayara Dias e Pamella Cherácomo.

Orientador: Professor Celso Bodstein.

Anúncios

Comentem o que acharam do post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s